quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Uma paixão de negócio

Conheça a história do ex-açougueiro que decidiu se tornar empresário e, por procurar a ajuda certa, conseguiu prosperar na atividade comercial



Muita gente pensa que tocar o próprio negócio é simples e fácil. É assim com a grande maioria das pessoas. E foi assim também com o empreendedor individual Lucimauro Marcelino Rosa, de 41 anos, que há menos de dois anos trocou a profissão de açougueiro em Barroso pela atividade de fabricação de temperos caseiros. No início, a ideia era apenas a de vender o produto para amigos mais próximos. “Era pra ser uma brincadeira. Eu pensei em fazer os temperos apenas para teste. Não sabia se ia dar certo. Fiz uma remessa pequena e minha esposa começou a vender na empresa que ela trabalhava”, lembra ele, destacando que, a partir daquele momento, a atividade começou a ganhar força. À noite eles se dedicavam à produção para que pudessem dar conta das encomendas que começavam a aparecer.

Paixão! Como a esposa Cristiana, com quem tem dois filhos, sempre o ajudou nessa empreitada, o nome veio da forma como eles se tratam. Um chama o outro assim. Daí o nome: Temperos Paixão. Mas, apesar do crescimento e da paixão pelo projeto, a falta de orientação e de planejamento atrapalhavam os interesses de Lucimauro. Ele deixou o emprego fixo e começou a oferecer seus produtos na região. Foi quando esteve na cidade de Carandaí e lá visitou um estabelecimento, que ficou interessado em fazer uma grande compra. Mas havia um problema: eles precisavam da nota fiscal dos produtos. “Eu não sabia se seria fácil registrar minha empresa. Foi quando procurei a Acib e conversei com a Fran. Dali pra frente as coisas começaram a entrar nos eixos pra mim”, comenta. A Acib é a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso, que mantém em sua sede um trabalho de orientação para aqueles que querem iniciar suas atividades no ramo empresarial. Na ocasião, quem conversou com Lucimauro foi a consultora empresarial Franciane Souza, a Fran, que deu todas as dicas para o empreendedor e, em pouco espaço de tempo, o ajudou a formalizar o negócio. “Ela falou que bastava eu providenciar alguns documentos e em dez minutos abriria a minha empresa. Eu não acreditei. Mas nós não gastamos nem isso pra deixar tudo pronto”, diverte-se ele.

Com a empresa aberta, ele foi atrás da regularização de outras pendências: a construção de uma pequena cozinha industrial, o alvará da Prefeitura da cidade, o cadastramento junto à Vigilância Sanitária do município e a aquisição do Selo de Inspeção Municipal. Recentemente Lucimauro pesquisou sobre novas embalagens, lacradas, para seu produto e alterou o visual dos seus rótulos. Em breve, os temperos estarão de cara nova nas prateleiras da região. Atualmente são seis variedades oferecidas: tempero convencional, tempero com especiarias e pimenta, tempero com especiarias e sem pimenta, sal especial para churrasco, sal com especiarias e pimenta e também sal com especiarias e sem pimenta.

Para Franciane Souza, o empenho de Lucimauro foi fator determinante para o seu rápido crescimento. “Achei ele esforçado, ele queria se formalizar para crescer. Entendeu que, se estivesse regularizado, o mercado se abriria pra ele, que teria mais visibilidade e respeito. Acreditamos nele desde o início, pois ele tinha objetivos, visão e propósitos”, comenta. Ela relembra que o empresário a procurou solicitando uma consultoria empresarial, pois estava com dúvidas sobre o processo de formalização, e destaca como foram os trabalhos: “Decidimos a melhor atividade para ele se enquadrar, demos orientações sobre gestão, marketing, custos, formação de preços, identificação de clientes, estratégias de venda e distribuição. E ele seguiu todos os passos, sempre retornava com uma novidade e fomos alcançando os resultados continuamente”, pontua ela, destacando que a consultoria continua, já que ele ainda procura a Acib sempre que precisa.

O proprietário da empresa Temperos Paixão celebra as mudanças pelas quais vem passando. “Minha vida mudou. Como empregado tem horário pra cumprir, eu pensava que trabalhar por conta própria me daria a chance de fazer o que eu quisesse e eu teria mais chances de crescer. Eu sabia que, se eu conseguia vender um produto para o meu patrão, eu conseguiria vender pra mim também”, ressalta. No último mês de setembro, ele participou como palestrante da Semana de Empreendedorismo da Acib, a convite da própria entidade, apresentando seu caso de sucesso. “Eu tinha até dez minutos para falar e sei que estourei esse tempo, pois me empolguei contando a minha história para os presentes. Mas foi muito bom, está sendo tudo muito bom pra mim, graças a Deus”, comemora. Na ocasião, o novo empresário fez menção à contribuição da Acib para o crescimento da classe empresarial, destacando a atenção da equipe com o seu empreendimento. “Eles me ajudaram muito e eu vou em frente. Hoje sou microempreendedor individual. Amanhã quero ser uma microempresa, uma empresa de pequeno porte. Quero crescer”, finaliza o empolgado empreendedor.

RhNeto

Matéria originalmente produzida para a Revista Viva Barbacena. O conteúdo pode ser também conferido no link http://www.revistaviva.net/?p=3011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...