sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A menina que canta e encanta

Com disco recém-lançado e planos de shows pela região, Ana Clara fala de seu gosto pela música e conta sobre a produção do CD “Quarto Crescente”



A ligação com a música sempre foi forte na vida da jovem barbacenense Ana Clara de Castro Pereira, de 18 anos, filha de Osvaldo Fernandes Pereira Júnior e Maria da Glória Bittar de Castro Pereira, a Gogóia. Os principais exemplos são o da avó paterna, que canta na igreja, e o da própria mãe, que, segundo ela, adora cantar nos momentos de descontração. “Desde que me conheço por gente, a música move e registra meus momentos”, garante ela, lembrando que a família, tanto por parte de mãe quanto de pai, aprecia a arte e tem forte musicalidade. E, há pouco tempo, a vocação para a música se afirmou com o lançamento do CD demo “Quarto Crescente”, que traz quatro faixas de sua autoria, surgidas despretensiosamente, afirma ela. “Compor é uma necessidade que tenho, é minha forma de mostrar, até para mim mesma, quem sou. Dessa necessidade surgem as canções”, revela Ana Clara.

O gosto pela música levou Ana Clara a aprimorar seu talento. Estudou violão no Conservatório de Barbacena, com o professor David Machado. E teve aulas também com Júlio Coelho, da banda Ranier. Além disso, entrou para o teatro no Rotunda, com Cláudia Valle, onde a musicalidade é muito explorada. “A música é uma necessidade, sou eu por inteiro. Ela está presente nas 24 horas do meu dia”, comenta a talentosa cantora, que divide seu tempo entre a música e as aulas no curso de Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Em “Quarto Crescente”, Ana Clara expõe seus sentimentos em forma de canção. As faixas “Dono da Razão”, “Estrela Maior”, “Noite Só” e “Rádio e TV” trazem sutileza, comprovam o seu dom para a música e demonstram uma grande preocupação com um trabalho de qualidade. As gravações foram realizadas no Estúdio Vertentes, com Luciano Mafra e Guilherme Fagner, sob a direção de Cláudia Valle. Na ficha técnica do CD, os músicos Juninho de Sá (violão, guitarra, baixo), André França (bateria), Cássio de Oliveira (flauta e sax) e Cláudia Valle (vocais e percussão). É também Juninho de Sá quem assina os arranjos do CD, que tem o projeto gráfico feito por João Capicciotti, da agência Armada. Ana Clara destaca no disco a participação de sua mãe, Glória Bittar, na faixa “Dono da Razão”.

A diretora do Espaço Cultural Rotunda, Cláudia Valle, de 49 anos, que também é cantora e dirigiu a produção do CD de Ana Clara, fala com entusiasmo da profissional: “Ana Clara está despontando no cenário artístico de maneira promissora. Tem o talento de ser plural, transitando, com a propriedade de quem já faz há muito tempo, no campo poético como letrista e também como musicista, nas belas frases musicais que produz em sua obra, um resultado impactante. Esta estrela já veio com ela, com certeza seu talento é nato”, comenta ela, lembrando que se sentiu feliz quando foi convidada pelos pais da artista para dirigi-la nos projetos do disco e no show de lançamento.

Cláudia Valle aproveitou para explicar o processo de produção do CD: “Fizemos todo um trabalho de preparação, mergulhando no universo ‘anaclareano’, descobrindo coisas, buscando respostas, somando timbres e invadindo frestas, o que às vezes surpreendia a ela própria ao explorar sua obra. Dali para o estúdio foi um atalho, facilitando o processo da intérprete para apresentar o canto com mais contundência e segurança”, detalha a produtora, exaltando a escolha dos músicos e o trabalho do Estúdio Vertentes, que muito contribuíram para o resultado final da obra. “Tivemos dias de gravação imensamente prazerosos”, confidencia Cláudia.

O lançamento de “Quarto Crescente” foi em um show especial, realizado no Mirante Danceteria, em Barbacena, contando com a participação de profissionais muito queridos por Ana Clara. A direção artística foi de Cláudia Valle, iluminação de Waldir Damasceno, sonorização de Luciano Mafra, Guilherme Fagner e Bárbara Kelmer e registro de Luciano Mafra. Dividindo o palco com Ana Clara, os músicos Juninho de Sá, Cássio de Oliveira, André França, Edinho Vianna e Tiago Guimarães.

De bem com a vida e com a música, Ana Clara faz questão de agradecer a todos aqueles que, de forma direta ou indireta, deram sua contribuição para que o disco fosse produzido: músicos, técnicos, demais profissionais, familiares e amigos. “Não posso deixar de citar meus pais, que se envolveram totalmente no projeto, tornando-o possível, fazendo tudo com muito carinho e acreditando em meu trabalho”, agradece ela.

Aqueles que gostam de apreciar música de alta qualidade não podem deixar de ouvir o trabalho de Ana Clara. Para adquirir o disco, basta enviar um e-mail para contato@gloriaeventos.com.br e obter mais informações. De acordo com a equipe da menina de voz e inspiração brilhantes, um cronograma do show “Quarto Crescente” está sendo traçado. A cantora pretende se apresentar, também, em outras cidades. “A próxima apresentação ainda não foi marcada, mas vem coisa boa por aí em breve”, finaliza ela. A julgar pelo trabalho apresentado até agora, não há como duvidar que, sim, Ana Clara vem trazendo muita coisa boa por aí.

RhNeto

Matéria originalmente produzida para a Revista Viva Barbacena. O conteúdo pode ser também conferido no link http://www.revistaviva.net/?p=3017 . Foto: Edson Inácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...