sexta-feira, 15 de março de 2013

Habemus Papam!





Todo mundo já escreveu sobre o novo Papa, e eu vou escrever também, assim como todo mundo falou sobre a renúncia de Bento XVI e eu quis dar os meus pitacos. Habemus Papam. E ele é argentino!


Antes de mais nada, chovem piadinhas no Brasil, especialmente nas mídias sociais. Eu mesmo, sem nenhuma necessidade , fiz das minhas. E temos piadas bastante criativas, que mexem com o Brasil, com Pelé, Maradona, Messi e até com o próprio Deus.



Piadas à parte (e por toda a parte), vamos ao cara... Sim, ao cara que os católicos, os não católicos e os ateus tanto queriam saber o nome: Jorge Mario Bergoglio, ou, a partir de agora, Francisco. E não é Francisco I, pois não se sabe se teremos o II. Então, é só Francisco mesmo, aquele que, como São Francisco de Assis, ouviu de Deus o pedido: “Francisco, reconstrói a minha Igreja”.



Assim, Francisco é sinônimo de simplicidade, humildade, serviço e entrega a Deus. Voltando ao bom humor, pode existir argentino humilde? Pode sim. E eles existem! Maradona quis ser endeusado pelo mundo e passou longe. Agora, andam tentando colocar o Messi nesse “plano Divino” também... Mas, na verdade, é ele, Francisco, o argentino mais “chegado” de Deus.



Com tantos nomes fortes e influentes no colégio de cardeais, é, sim, motivo de alegria termos um latino-americano no comando da Igreja, assim como seria se o nome escolhido fosse o do brasileiro Dom Odilo Scherer.



Que me perdoem os defensores das boas intenções diplomáticas, mas agora vemos os Estados Unidos chamando a “turminha do sul” de americanos, o que sempre fomos, pois somos todos das Américas. Mas o que se sabe é que, quanto se fala de “os americanos”, a intenção é que se remeta ao povo estadunidense. Agora, senhor Barack Obama, somos americanos, né? Suprimiu-se a expressão “latino” depois do fumacê branquinho da Capela Sistina. Santo argentino! Santo Papa Americano!



Deus é brasileiro e o argentino aceitou um cargo abaixo do Pai Celestial. Continuamos no comando, gente. Oremos pelo Santo Chico argentino... Amém!
RhNeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...