terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O meu amigo-oculto ééééééééé...


Pra escrever este texto, recorri à frase mais falada pelo meu tio Silvério, sempre que nos reunimos para realizar o amigo-oculto da família e revelar os nomes daqueles que vamos presentear. Dá pra ouvir a voz dele nitidamente na cabeça: “O meu amigo-oculto ééééééééé....” (...) E fica lá o clima de suspense, esperando pelo nome do sorteado. 
 
Amigo-oculto, amigo-secreto... Seja qual for o nome, a intenção é a mesma: realizar a brincadeira e interagir com os familiares, amigos, colegas de trabalho, escola ou faculdade. E a festa é democrática; pode acontecer na casa da vó, do tio, no clube, no barzinho ou na pizzaria. Acontece durante a confraternização de fim de ano ou depois do expediente no trabalho, na repartição, dentro do busão.

O amigo-oculto tradicional todo mundo conhece... Nome de todo mundo na lista de papel, recorta, dobra, mistura e cada um tira seu papelzinho. “Se pegar o próprio nome tem que trocar”, grita uma. Isso sem contar as “marmeladas”, que são aquelas jogadinhas arranjadas pro Fulano sair com a Beltrana. Mas agora, com o avanço das mídias sociais, a gente já encontra sites especializados em organizar o sorteio, o que cria mais interação entre os participantes, já que oferece recursos de envio de mensagens anônimas, lista de presentes e tal... E não dá pra tirar o próprio nome. Um show!

Valor da brincadeira estipulado: de tantos a tantos reais. E vá lá comprar logo o presente do seu amigo-oculto... E o que escolher? “Ah, meu Deus... Será que o nome que eu tirei vai gostar desse presente?” Por segurança, a gente acaba pedindo dicas pra irmã, pra mãe, pro namorado ou namorada... Pronto: todo mundo já descobriu quem é seu amigo-nem-tão-oculto-assim.

Outra coisa bacana do amigo-oculto é a gente nunca saber o que vai ganhar... E, pra continuar bacana, a pessoa torce pra ganhar algo que quer. Se você deseja aquele relógio chique, um produto do seu time favorito, aquela garrafa de vinho ou algo assim e acaba recebendo um par de meias, a desolação é total, mesmo que as meias sejam do seu time do coração, né não?!?!

Zoar com a turma faz parte. Quem é da Família Moreira & Agregados sabe disso. A prole da Dona Francisca costureira penava nas minhas mãos... Muita gente esperava a minha hora pra ver as gracinhas... Bons tempos aqueles. Saudades demais! Preciso consultar o acervo de fotos e vídeos da família pra ver se ainda temos registros. E fica aqui a minha dica: filmem, fotografem, guardem esses momentos, que são únicos.

É isso... O bom mesmo é a brincadeira, a confraternização, a oportunidade de estar perto de gente que a gente quer bem. Do mais, tudo é festa, pois o que vale é celebrar a vida, agradecer pelo ano que se vai e esperar por um novo ano mais próspero, mas feliz e cheio de paz. Assim eu espero e desejo a você, querido leitor: Que seu fim de ano seja cheio de amor e que o ano vindouro traga muitos sucessos e alegrias.

E como diz meu Tio Su: “O meu amigo-oculto ééééééééé....”.
  
 RhNeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...