quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Essa rica (e confusa) Língua Portuguesa I




Como alguns sabem, sou um fajuto enganador formado em Letras, licenciado em Língua Portuguesa. Fajuto porque nunca me atrevi ao exercício da profissão de educador, uma das mais belas e injustiçadas deste país grande e bobo - como diria o "philosopho" Eduardo de Almeida Reis. E enganador porque, vez ou outra, sou apertado por alguma questão que me falta a resposta exata ao questionador.


Pois bem... Isto posto, aqui estou para me deliciar em uma nova forma de crônica, falando justamente dessas curiosidades, peculiaridades e inquietações que envolvem nossa língua. Ao que tudo indica, teremos pano pra manga nesse tipo de texto. Então, sem mais delongas, vamos começar.

Como já dei explicações demais, vou estar comentando um assunto rápido, mas polêmico. Peraí... Vou estar comentando??? Opa! Começamos bem, com o linguajar oficial dos boleiros e atendentes de telemarketing: o gerundismo, um vício de linguagem que se caracteriza pelo uso sistemático de verbos no gerúndio (andando, comendo, enviando, transferindo, cantando etc). O verbo, antecedido de outros dois, deixa a oração mais longa e menos funcional.

Há linguistas que defendem a tese de que se trata de uma forma popular de linguagem, algo espontâneo e que não pode ser discriminado. No ótimo livro "Preconceito linguístico - O que é, como se faz", de Marcos Bagno, que tenho em minha bibliotequinha e já li, pelo menos, seis vezes, a questão de não ignorarmos as formas de linguagem popular é muito debatida. Concordo. Ponto. Mas o gerundismo é incômodo? É! Isso eu acho mesmo.

Chega de falatório e vamos à prática. Prefira utilizar um único verbo (talvez dois), economize tempo (e escrita) e deixe a frase mais bonita:

Gerundismo: Vou estar transferindo sua ligação.
Com 1 verbo: Transferirei sua ligação.
Com 2 verbos: Vou transferir sua ligação.

Gerundismo: Vou estar enviando o contrato via correio.
Com 1 verbo: Enviarei o contrato via correio.
Com 2 verbos: Irei enviar o contrato via correio.

Gerundismo: Vou estar solicitando um novo cadastro.
Com 1 verbo: Solicitarei um novo cadastro.
Com 2 verbos: Vou solicitar um novo cadastro.

A questão não é difícil de se compreender. Basta ter atenção e evitar cair nessa armadilha da linguagem contemporânea. O Português não é complicado. A gente é que gosta de complicar com ele.

Em tempo... Pode ser que eu tenha complicado um pouco neste daqui. Da próxima eu melhoro...

RhNeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...