quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Pílulas da Independência


Dessa vez as pílulas são relacionadas ao feriadão de Setembro... É, feriadão mesmo! Geralmente é pra isso que serve essa data, não? Recomenda-se as pílulas em doses moderadas.



Independência?
É... Prega-se o discurso de que somos independentes... Desde os idos do ano de 1822, há, sim, quem diga que somos independentes... Humpf! Tolinhos... Ou como diriam aqui pras nossas bandas mineiras: “Ô dó!”...

Nosso Sete de Setembro
Bacana ver os desfiles, especialmente em Brasília... Mais que os desfiles dos nossos militares e seus (potentes?) armamentos, há um desfile de políticos e papagaios de pirata querendo aparecer no palanque oficial. Bacana mesmo são os Dragões da Independência e a Esquadrilha da Fumaça. Esses sim, dão gosto de ver!

Meus Setes de Setembro
E os meus Setes de Setembro? A foto mais antiga que tenho, dos tempos de Jardim de Infância em Barroso, é a de um desfile na Praça Sant’Ana, na qual eu e meus coleguinhas do “Colibri” desfilávamos em uniformes “não uniformes”, de cores e modelos diferentes. Tempo em que o sol rachava na moleira, como ainda hoje, com a criançada esperando para desfilar, descendo pela Rua Coronel Artur Napoleão.

Civismo que garante uns pontinhos no boletim
Ah não... Que prática! Sempre condenei, critiquei e não mudo minha opinião. É assim que funciona com os adolescentes: “Quem desfilar, com uniforme da escola, ganha 2 pontos... Ganha 5 pontos...”! Que orgulho de ser brasileiro, de descer junto da fanfarra, em filas, em blocos, em massa! Que orgulho “pagar aquele mico” e ver o boletim azul no final do bimestre!

E falando em fanfarras
Ah, as fanfarras! Sempre fui alucinado pela Banda de Música Municipal de Barroso, a nossa querida furiosa... As bandas marciais, as fanfarras... Toquei numa fanfarrinha da Escola Artur Napoleão, quando era aluno lá... Por mim, tinha fanfarra de Sete de Setembro o ano inteiro, até no Carnaval...

Figuraças
Em todo desfile de Sete de Setembro a gente sempre percebe os “figuraças” que gostam de aparecer... Tirando os profissionais que trabalham (policiais, servidores, fotógrafos e cinegrafistas), o que a gente vê é um bando de “bonitos” subindo e descendo no local reservado ao desfile cívico. Gente, não esquece a melancia no pescoço da próxima vez, ok?

João Interrogação
Calma lá, amigo colunista do Barroso EM DIA... Não vou tomar o seu lugar... Mas dessa vez resolvi escrever e criticar um pouco também. Todo ano observo essas coisas e nunca me lembro de escrever ou tornar público. Bom... Tá aí!
RhNeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...