quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Bandeira em Iwo Jima, árvores em Barroso


Dando um giro pelas redes sociais, me deparei com uma foto feita em Barroso, na qual quatro meninos plantam uma muda de árvore no centro da cidade. No mesmo instante veio à minha cabeça a histórica imagem do fotógrafo Joe Rosenthal, que mostra seis soldados norte-americanos no Monte Suribachi, na ilha de Iwo Jima, no Japão, suspendendo um mastro com a bandeira dos Estados Unidos.


A foto barrosense, feita em 21 de setembro de 2012, Dia da Árvore, foi capturada pelas lentes do barrosense Geraldo Napoleão Neto, o G2, por ocasião da Campanha “Plante Uma Árvore”, que neste ano chegou à sua 12ª edição. Desde que foi criada a campanha, centenas de árvores foram plantadas por toda a cidade. Uma iniciativa singular!

Mas o que tem a ver as duas fotos? – me perguntaria você... Bom, a foto na ilha de Iwo Jima (e que a partir de 2007 passou a ter o nome de Iwo To) simboliza a vitória das forças norte-americanas sobre o Japão, em uma história de luta sangrenta, muitas mortes e uma conquista gloriosa durante a Segunda Guerra Mundial. Com relação à foto de nossas crianças, é reflexo de uma luta também sangrenta e de morte... Morte das muitas árvores de nossas matas, florestas e cidades, mas ainda sem a conquista gloriosa, que seria o fim dessa covardia com a natureza.

A foto de Iwo Jima deu a Rosenthal o Prêmio Pulitzer de Fotografia e ficou marcada como uma das mais importantes fotos de toda a história. A curiosidade é que, de acordo com relatos, a foto foi feita com uma segunda bandeira içada no topo do Monte Suribachi, já que a primeira havia sido levada por um alto militar norte-americano como lembrança da conquista em terras japonesas.

Já na foto de Barroso, os quatro “soldados” plantam uma árvore a oito mãos, momento legitimamente registrado, sem pose, sem cena... Trata-se de um gesto sincero, que simboliza a esperança de uma cidade mais verde, mais pura, mais feliz. Com a imagem de parte de Barroso ao fundo, na qual podemos observar uma mata densa, fica o desejo de que mais e mais árvores apareçam na cidade. Fica o desejo de que mais pessoas se conscientizem da importância dessa causa. Fica o desejo de que a natureza siga viva!

Que a foto dos pequenos barrosenses seja festejada daqui a 50 anos, aos pés de uma árvore forte e majestosa: a que eles acabam de plantar. Que o projeto “Plante Uma Árvore” nunca deixe de render frutos. Que iniciativas como essa possam criar nas pessoas a vontade de trabalhar em prol da comunidade, em prol da vida do planeta.

Parabéns ao “brother” G2, às empresas parceiras do projeto, às crianças, jovens e adultos que plantam suas árvores. Parabéns, Barroso!
RhNeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...