terça-feira, 3 de janeiro de 2012

As tragédias “naturais”


Todo ano é a mesma coisa: chega dezembro e, com as chuvas, a tragédia anunciada. São milhares e milhares de pessoas desabrigadas, cidades inteiras debaixo d’água, deslizamentos, soterramentos, mortes, gente desaparecida.

A receita é infalível! Junte o clima chuvoso, uma população desesperada e um bando de políticos interesseiros e só! O bolo está prontinho mais uma vez.

As tragédias “naturais” que assolaram a região serrana do Estado do Rio de Janeiro, no início de 2011, quando mais de 900 pessoas morreram, ainda estão muito presentes. Pouca coisa se fez. Quase tudo está no lugar que o “mau tempo” deixou. Entretanto, e segundo investigações, boa parte dos R$ 30 milhões repassados pelo Governo Federal para a reconstrução de sete municípios daquela região simplesmente desapareceram! Foram por água abaixo, foram encosta abaixo.

Agora, um novo capítulo é escrito no livro das tragédias naturais. Segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) destinou 90% da verba antienchente para o Estado do Pernambuco, em pleno semi-árido brasileiro. Dos gastos relacionados a essa verba em 2011, o estado de Pernambuco recebeu 14 vezes mais dinheiro do que o Paraná, segundo colocado, onde as chuvas provocaram muitas enxurradas e deslizamentos no ano passado.

Será que o nome ministro é profeta ou vidente, e tem a certeza de que dessa vez o sertão vai virar mar? Será que o estado do Pernambuco precisa mais que os outros Estados dessa verba? Não. Não mesmo! A questão é: Fernando Bezerra Coelho pretende concorrer à prefeitura do Recife neste pleito de 2012 e, provavelmente, precisa garantir dividendos para o sucesso da campanha. Torço para que ele coloque sua linda carinha na televisão para se explicar.

Pernambuco precisa, sim, de investimentos para prevenção de desastres naturais, assim como todos os Estados do Brasil. O que não dá para engolir é que tem muito lugar que nem vê a cor desse dinheiro. Será que pelo menos o povo pernambucano verá? Enquanto isso, o povo sofre, pena e morre debaixo d’água.

Ê Brasil!!! Ora tem enxurrada de água, ora tem deslizamento, ora tem estrada cedendo e caindo. Mas uma coisa é certa: político corrupto tem o ano inteiro, pra todo lado e a toda hora! Acorda Dilma! Tá na hora de investigar. Por acaso sua vassoura quebrou?
RhNeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...