sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Brincar de ser fotógrafo


“Nossa, que foto linda! Também... Com uma câmera dessas, até eu consigo, né?”...
Eita! Vida de fotógrafo não é nada fácil. Seja ele da área que for. Pra registrar casamentos, eventos esportivos, guerras, manifestações nas ruas, tragédias da natureza, bichos, cenas do cotidiano, sempre vai ter o discurso de que o equipamento ajuda, ou que ele teve a sorte de “encontrar” aquele momento, ou ainda que ele passou pelos melhores cursos e treinamentos  de fotografia do país. Nunca vai ser mérito da inspiração, do conhecimento, da visão e da noção de construção e composição da imagem. É mais acaso do que tudo.

É... Vida de fotógrafo é assim. E todos eles (os fotógrafos), reclamam também. Mas com razão. É importante pontuar isso. Tem sempre gente que não quer pagar pela foto, gente que acha que dá pra corrigir o mundo no Photoshop, gente que acha que o segundo ou o terceiro clique vai ser melhor que o primeiro: “Moço, tira uma foto?”... Daí o fotógrafo faz o registro (não, não tira foto. Faz a foto). E essa bendita tecnologia que trouxe as telinhas de LCD para as câmeras? A gente vê a foto na hora! “Não, não gostei da foto, moço. Tira outra?”. Na dúvida, e no primeiro pedido, tiro logo três. Salva-se a melhor. “Nossa, nem com essa câmera boa você consegue uma foto minha mais bonita?”... Aí dá vontade de responder: “Ajudaê, modelo padrão Vide Bula”.

Fotógrafo não sossega. Vê foto boa em qualquer lugar: no reflexo da janela, no contorno da sombra, no retrovisor do carro, na poça d’água. Vê olhares que a maioria não percebe, registra ângulos nunca antes captados por uma câmera, mesmo que o objeto já tenha sido exaustivamente fotografado. E o fotógrafo vai lá postar suas fotos, seja no Facebook, no Instagram, no Flickr... A foto linda, às vezes, é feita do próprio celular. “Noooooossa, seu celular é top, hein???”. Pronto. Lá vem de novo o discurso do equipamento ser mais importante que o profissional. Balela!

Talvez um dia as pessoas entendam mais os fotógrafos, seus registros, suas perspectivas, suas composições. Ninguém nasce sabendo. Quem faz fotos incríveis teve que aprender muito, pesquisando, tentando, brincando. E fotógrafo brinca muito, brinca com coisas de brincar e com coisas sérias também. Fotógrafo sempre brinca.

Que tal brincar de ser fotógrafo? Vai que você gosta? Vai que suas fotos melhoram? Pegue sua câmera, profissional ou não... Pegue seu celular... Não importa o equipamento. Faça seus registros, mostre para as pessoas, converse, interaja. Brincar de ser fotógrafo é ser fotógrafo brincando.

RhNeto

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...