quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pescados e pecados

Quanto vale uma lata de atum? Quase nada... Mas e para quem está com fome? Com certeza vale demais. E foi essa grande fortuna, quatro latas do produto e mais uma lata de óleo (algo em torno de R$ 15,00 ou R$ 20,00), que um cidadão subtraiu de um supermercado em São Paulo.

Tudo bem... Roubar é roubar. É ilegal, é digno de punição e tudo mais. Só que, na minha opinião, quem comete um roubo desses, tão pequeno em relação ao que se vê por aí, provavelmente rouba porque é doente ou porque realmente precisa, realmente tem fome.

E o camarada que furtou o pescado enlatado acabou atrás das grades. A condenação foi de um ano e meio de prisão. E a princípio ele não teve o direito de aguardar o recurso de sua defesa em liberdade, pois, acreditem, se atrasou para chegar à audiência, pois mora na periferia da periferia de São Paulo, e demora três (três!) horas para chegar até o fórum.

Palmas para a precisão e prontidão da justiça brasileira! Essa justiça que de justa só tem a saia. Saia justa, a situação em que fica (ela, a justiça) quando tem que condenar os políticos e empresários poderosos, os verdadeiros peixes grandes perto desses milhões de sardinhas que existem no Brasil. E aqui falo não das sardinhas da família dos escombrídeos, peixinhos simpáticos comuns do Oceano Atlântico, mas dos peixinhos brasileiros, eu e você, que pagamos nossos impostos com o sofrido dinheiro do trabalho uma vida inteira.

Se punem com um ano de prisão o cara pobre que roubou quatro latas de sardinha no supermercado, o que fazer com o pessoal que esconde dinheiro na cueca, que esquematiza propinodutos com as ONG’s, que utiliza de veículos oficiais para fins particulares e que faz a festa, faz a zona com o dinheiro do povo? Prisão perpétua é pouco. E é pouca também a possibilidade de algum desses caras chegar a pisar em um tribunal como réu.

O “criminoso” pelo menos conseguiu um habeas corpus e vai responder ao processo em liberdade. Mas isso não muda nada. No Brasil, quem tem vara grande consegue pescar cardumes inteiros de favorecimentos, benesses e vistas grossas para seus desmandos e estripulias. E Brasília está parecendo um verdadeiro pesque-e-não-pague.
RhNeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...