terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Uma carta minha para o Rhonan de 15 anos atrás...


Oi, Rhonan!

É estranho escrever para você depois de tanto tempo... Parece que foi ontem e já se foram 15 anos. Pois é. Hoje tenho 33 e sinto saudades dessa sua época... 18 anos, cara... 18! Você com essa sua vontade de atingir a maioridade, só pra poder jogar sinuca nos bares, pra tirar sua carteira de motorista e passear de carro pra cima e pra baixo. Pois é, garoto. Nem planos de universidade você tem ainda. E eu, aqui, já com duas faculdades nos ombros. Você, por acaso, já decidiu o que quer ser na vida?

Deixa eu te falar uma coisa e trate de prestar bastante atenção: aproveite sua vida, rapaz. Você é jovem, esperto, cheio de energia... Vá correr atrás dos seus sonhos agora! Pense grande, menino... Pense grande! Eu mesmo nem gosto de jogar sinuca nos botequins. A carteira de motorista quase que só me serve para obrigações. Pouco faço viagens para passear. Depois que me tornei adulto, um mar de obrigações apareceu para eu navegar. E eu tô embarcado numa nau cá no meio do oceano chato dos adultos... Por isso fique atento... Você já está com o pé na rampa para subir nesse mesmo barco...

No seu caminho vão aparecer muitas, muitas pessoas. A grande maioria dessa gente será boa, bondosa, amiga. Outras, poucas, não. E prepare-se: decepções vão aparecer. Muitas. Algumas delas inacreditáveis. Tenha certeza... Decepções amorosas, inclusive. Mas um novo amor vai dar prumo e rumo à sua vida. Vai sim... E, quando chegar aqui onde estou, vai ver que as pessoas boas estarão ao seu lado.

Hoje eu trabalho no que amo, sou feliz com isso. Finalmente faço o que amo. Chegou a minha vez, depois dos trinta. Só depois dos trinta. Mas a essência de quando eu ainda tinha a sua idade foi mantida: gostar de estar no meio das pessoas, ajudando, conversando, sugerindo, contrapondo. É a nossa cara isso, é a nossa marca.

Deixa eu te contar algumas coisas muito boas: você vai melhorar um pouco dessa sua bronquite que quase te mata. Ainda vai ter umas crises que te levam ao hospital, como, por exemplo, numa noite de Natal aconteceu comigo. Mas vai melhorar bastante. E vai romper os ligamentos do tornozelo, jogando futebol... Rsrsrsrsrsrs. Você vai começar a fazer um monte de coisas diferentes ao mesmo tempo (futebol, música, trabalhos na Festa de São José, carnaval, gincanas) e vai se divertir com isso. Vai começar a escrever crônicas e reportagens, tudo por consequência da sua opção pelo Jornalismo, sua segunda faculdade. A primeira será Letras. E você vai amar mais ainda a família, apaixonando-se incondicionalmente pela sua primeira sobrinha, a Sofia. Não vou te contar de qual irmão ela será. Mas já adianto: vai ser uma coisinha linda na sua vida!

Então, Rhonanzinho... Tenha foco no seu futuro. Não demore a decidir o que vai querer da vida, como eu demorei. Depois que se passa dos 30, a vida não é tão grande quanto parece. No mais, continue sendo do jeito que você é. Eu acho que você vai gostar.

Te escrevo mais pra frente, talvez quando você chegar aqui onde estou. E me escreva quando quiser. Um abração, rapazinho...

RhNeto

3 comentários:

  1. Cara, lindo demais o texto! Me emocionei aqui... Parabéns, ratão... Tá no sangue o dom da palavra.

    ResponderExcluir
  2. O bom de tudo isso que o Rhonan de 15 anos atras tornou-se um GRANDE homem , do qual temos muito orgulho e que muito nos ensina. Beijossssss. Te amamos. Tia Amanda.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...