quinta-feira, 10 de maio de 2012

Em amo meu trabalho





No Dia do Trabalhador, apresento uma provocação de Confúcio, um admirado sábio oriental: “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”.


Pois bem! Posso começar falando de mim mesmo... Amo meu trabalho! Faço o que faço com prazer e extrema entrega. Obviamente que algumas peculiaridades laborais me são menos agradáveis, mas nada que me faça esbravejar ou odiar o exercício ao qual me propus e dispus. E com que alegria exerço minha função (ou seriam minhas funções?). É... Minhas! Meu trabalho como publicitário, como designer, como jornalista... Meu trabalho que me orgulha!

E como é bom quando passamos na rua e recebemos o reconhecimento das pessoas! Como quando alguém elogia uma campanha publicitária que montei, quando alguém parabeniza por um livro ou revista que passou pelas minhas mãos antes de sua publicação... Ou como a simpática senhorinha barrosense que, ainda outro dia, me parou na Praça do Forninho e perguntou: “Ei! Você é que é o moço das literaturas daquele site aqui da cidade?”. Quanta alegria!

É... Sou feliz com meu trabalho! E você trabalhador? Você aí que agora lê essas mesmas linhas que – de certo – agradam à senhorinha no Forninho... Você é feliz com seu trabalho? Caso sua resposta seja sim, ótimo! Maravilha! Sei que está com a mesma sensação de “coração cheio” que eu estou agora... Mas se sua resposta foi um “não”, é hora de refletir...

Não sou psicólogo e nem tenho aqui a pretensão de sê-lo ou de agir como tal. Mas é preciso repensar essa questão da felicidade no trabalho. Então comece. Comece, antes de tudo, por você mesmo... Reveja sua forma de produzir, de receber ordens e de interagir com as pessoas. Reveja sua forma de se relacionar com o mundo. Está tudo bem por aí? Só depois passe às questões de salário, qualificação e promoção pessoal. Estes três últimos itens de nada adiantam se os primeiros citados neste parágrafo não estiverem proporcionando algo de bom para você.

O importante é estar bem. O importante é ser feliz no que faz... Tenha a certeza de que a felicidade no trabalho, ao contrário do que muitos pensam, é possível em todas as esferas sociais, em todas as funções e em todos os tipos de atividade. Basta querer buscá-la e fazer isso com amor e dedicação. Trabalhe buscando a felicidade e prospere sendo feliz! 

RhNeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...